sexta-feira, junho 08, 2012

WoRkInG aNd LiVInG @ Rovuma Hotel

Quando disse que ia trabalhar num hotel de 4 estrelas, todas as reacções foram: "Oh! A serio?", "Ena pah!Que boa vida!", "Só luxo!".

A verdade é que um 4 estrelas em Maputo, não é bem a mesma coisa :P, mas de facto estou a adorar!
Depois de ser aquela pessoa que tem jeito para tudo, e nunca se decide por nada, a oportunidade de passar por todos os departamentos está a ser TOP!
O departamento de reservas trabalha com o software (uau!tecnologia) Opera para a marcação e vai gerindo a disponibilidade do hotel.
O departmento de marketing esta preocupado com as quebras nas ilhas (os Tugas deixaram de ir para Inhaca e Bazaruto), a crise começa-se a sentir um pouco por todo o lado e por isso é urgente redefinir pacotes e atualizar preços, como também organizar o 10 de Junho, dia de festarola das comunidade Portuguesa!!

O house keeping passa pela verificaçao da limpeza de quartos, dar jeitinho as torneiras, endireitas os sabonetes , contar toalhas, lençois e almofadas, fazer camas (sim tb fiz camas :P), e dizer um "olá" aos hospedes que por cá vao passando.


 O Economato = a recepçao de materiais foi a maior desilusao, nem me queria acreditar que existe uma ficha de inventario (querido ISCAP, obrigada por me teres ensinado fichas de existencias á mão, aqui em MOZ sao bastante usadas) por cada produto que sao preenchidas a entrada, saida, nº de requisiçao, data e departamento Á LA MANO, um trabalho surreal e no fundo poderia ser bastante simplificado com um simples excel, sugestão feita por mim, á qual recebo um "TIFA" - This is Fucking Africa, e aqui até ligar o PC pode ser um problema para os trabalhadores (OK!Sorry, prometo manter-me calada nos proximos tempos xD).
Estou agora em Compras, já conheço o SAP adaptei-me em 2 minutos e confesso que estou uma pró em pedidos de compra, requisiçoes SRM e ERP.
Vou passar pelo controlo, seguido de cozinha, bar e restaurante xD... sempre achei que hotelaria poderia ser  "a minha praia" :D. E depois finalmente, atracarei pelo departamento financeiro, sendo aí a viagem mais longa até Novembro.
O horario é das 8 as 17.30, com hora e meia de almoço, a parte boa de ter morado no hotel durante 2 semanas (a unica parte, porque comer, dormir e trabalhar no mesmo sitio... e bastante "esquisito"), era a sesta.... pq bastava subir 7 andares de elevador :P e em 10 minutos praticamente conseguia babar a almofada por uma hora xD.
Todos os trabalhadores sao super simpaticos, desde a empregada de limpeza, aos directores.. todos gostam de falar, de rir, de falar changana ou shangana (lingua local).
Está tudo a correr bem.... excepto as saudades que não param de crescer. ***

YET VO NANA... (Que é como quem diz... vemo-nos mais logo).

Sem comentários: