domingo, julho 15, 2012

tHe TrUtH

A verdade é que todos sabemos que a vida nao é facil.
A verdade é que a milhas de distancia, depende de ti fazeres a ligaçao e teres a tua mente sã.

A verdade é que em Moçambique para alem de comer, beber, dançar e "viajar" pouco ou nada se faz... e voces pensam "Oh que pena que tenho de ti !?!", a verdade é que é facil falar.

Ainda nao me habituei a ver os meninos descalços a pedir comida a toda a hora, os vendedores empilhados ate aos olhos de postais, fichas triplas, postais, estatuetas, oculos de sol... verdadeiramente artilhados e prontos "para a guerra" acompanham-te 1 hora se for preciso para comprares algo de 100 meticais (3Eur).

Esta edição tem um corte de 400Eur no nosso salario, o que recebemos é bom mas podia ser mto melhor em relaçao ao ano passado por exemplo.

Ha quem diga que fazemos vida de Erasmus, na verdade so existe 1 sitio com musica "branca", todos os outros ou sabes kizomba e danças, ou bebes e ficas a ver...

Os portugueses fizeram desta cidade o paraiso para se viver, dp da independencia as pessoas das provincias nao souberam cuidar e a cidade esta entre edificios novos e brutais e escombros. Ouço historias que ate faziam fogueiras na sala como faziam no campo.

Claro que é facil pensar-se e imaginar-se, mas nao é a mesma coisa do que ver. do que sentir.
As meninas aos 15 anos ja tem 1 filho, e as que aos 25 anos não tem.. a sociedade rejeita.
Depois de casadas, os homens trai-nas e toda a gente sabe, consideram bonito ter filhos fora do casamento... e um homem que nao tem 2 mulheres... é porque não é negro de verdade.

Um bom ordenado para eles sao 4000 meticais, isto ronda 120Eur. E é incrivel como estas pessoas sao humildes e passam todo o tempo a dizer "Ha-de vir... melhores dias", "Nao vale a pena chorar", "O que vamos fazer? as coisas sao mesmo assim".

As vezes mesmo sem quererem, sem saberem de onde venho e da minha vida, dao alento conforto e esperança... nao tem nada e encontram a sua felicidade... fazem com o que têm se multiplique.

Fui a missa no domingo.
Cantei, rezei, ouvi-me e ouvi os outros.
Os canticos sao os mesmos, as palavras sao ditas com outro sutaque.. fora isso, o espirito é o mesmo.

A nossa empregada, Rufina, tem 39 anos, nao mede mais de 1.50m, precisa de subir a cadeira para arrumar os copos no armario, tem 3 filhos e sempre um sorriso na cara.
Pagamos-lhe 2800Meticais, e decidi-lhe dar uma camisa que tinha por aqui "a mais", a felicidade dela foi a retribuiçao mais simples... correu a abraçar-me, bateu palmas e no dia seguinte, trazia-a vestida. :"), parecia a melhor coisa que fizeram por ela...

Assisti a uma reuniao no refeitorio ao qual eu chamo as catacumbas do hotel.. mais de 100 funcionarios que trabalham horas a fio, sem fins-de-semana a revindicarem aumentos... eo que foi aprovado foi um aumento de 3meticais (9centimos) + transporte para o trabalho, havia palmas e ate um lanche em "comemoraçao" com as negociaçoes com a administraçao...

Se isto soa estranho? A resposta pronta...é...claro que nao..
Falar é tao facil... viver esta realidade nao é trivial... exige um constante esforço mental...

As 17 horas é noite cerrada... tenho saudades do por-do-sol de verao as 20/21 horas...
Depois disto... a verdade ... é que nao volto a estar longe, apesar de estar a ser uma grande experiencia e ter conhecido pessoas espetaculares... nada faz sentido sem ele.

Ele chega dia 7 de Agosto... continuo a contar os dias com o coraçao apertado.
Vamos dançar kizomba, beber um copo juntos, vamos a ilha e ao safari... *

1 comentário:

Ana Paula Almeida disse...

Bem, vou deixar de ver estas coisas no trabalho que depois pareço uma Madalena com a lágrima no canto do olho. Que biolência :-)

Beijo