quinta-feira, maio 24, 2012

T4



Depois de 3 dias de completo desespero, arranjar um tecto em Maputo é quase missão impossivel.
As negociaçoes sao complicadas, pq a economia paralela é bastante forte em comparação ao "sistema normal" das coisas.

Existe o proprietário da casa que nao esta para se chatear com contactos que então informa três ou quatro pessoas que tem a casa disponível para alugar, essas pessoas consideram que atender telefone, agendar visitas é complicado e então contactam cada uma outras 3 pessoas para tratarem disso e negociarem o valor com o cliente.
No final de contas podem chegar a ser a ser 16 intermediários todos com comissões e interesses, aos quais todos vão ver a casa e temos que esperar que todos chegam para entrar, e só fica com a casa quem assinar contrato primeiro, acontece que enquanto nao ha contrato a palavra nao vale, e entao o intermediário que fechar primeiro fica com a casa, ou seja, a verdadeira corrida à casa.

Processo terminado, entramos nas casas e facilmente percebemos que são gigantes... um T2 cá, em PT pode ser equivalente a um T4... atendendo a esta proporção... o nosso T4, é basicamente a mansão cá do sitio =).
Os edifícios são velhos, os elevadores nao funcionam, há ratos, baratas, e de mais bicharocos... todas as casas têm empregada porque não ha maquina de lavar roupa e a empregada tem uma porta só para si, diferente do resto da casa. Lava a roupa à mão, cozinha, arruma, vai as compras..... as vezes parece que a escravatura ainda cá está. :(

Ainda estamos a decidir se compramos maquina de lavar roupa, ou se ficamos com a empregada, a segurança é uma questão complicada de gerir, nunca sabemos bem quem nos quer tramar porque todos parecem ter "a escolinha" toda.

De casa para o trabalho sao 15 minutos a pé.
As 17 horas cá é noite cerrada, e so apetece ir directo para a cama...
1 Lata de atum = 2 euros, 1 pacote de leite = 2.20 eur.
Maputo... esta a relevar-se como uma cidade cara, perdida ainda no tempo mas em recontrução profunda, acredito que dentro de alguns anos isto seja simplesmente espetacular!

Ainda nao tive tempo nem orçamento para ir as praias, as pessoas sao muito simpaticas... há Choupelas (taxis versão mota), chapas (mini-bus - transporte "publico") e castanha-caju !! castanha-caju é uma espécie de amendoim bastante saboroso =). Maquiato é um pingo e Monhé sao os indianos.

Para já é tudo o que posso contar.... somos 30 Inoves Tugas perdidos em Maputo, todos com o mesmo sentimento inicial, todos à espera que Maputo surpreenda com o passar dos dias.

As saudades são muitas, cada vez que oiço o meu Amor a falar ao telefone as lágrimas ainda caem, acredito que isto faça de mim uma pessoa mais forte... porque realmente percebo que tenho as melhores pessoas do mundo comigo. Obrigada por isso.
* * *

2 comentários:

André Meneses disse...

Assim sim, já se vê o interior...
Estou a ver que isso é pior que a ciganada... :P

Boa sorte ;)

Teresa disse...

Ui Jasus!!!só sacanagem, tou a ver!! Mas qd chegares cá vai ser só aventuras pra nos contares e vamos ficar colados a ouvir-te a noite toda!!Vai ser uma gd experiencia (ja esta a ser uma, pelo menos, diferente experiencia!)... E o teu RV não tarda nada tá aí a fazer.te uma visita...Mas ter saudades é bom, significa que o existe o mais importante do mundo: o amor* Beijo beijo beijo!!