sexta-feira, novembro 17, 2017

About MARATHON ...



Esta sou EU!
42.2 KM



Tudo começou quando o Cris - aka Coach GTB - me disse:
" - Sonie, depois de fazeres uma meia-maratona porque não vais fazer a maratona?"

Achei na altura, que como coach - seria uma pessoa credível, para me confiar tal desafio.
Decidi aceitar! Apesar, de fundo, outros tantos acharem que eu não ia conseguir.

GOT IT RIGHT!
CRAZY, Mother Fucker IDEA.
But .... the adventure began.....

"Se consigo fazer 21km em 2hr - é "só" fazer dobradinha para 42km e assim. acabo em 4horas!"
Este foi o pensamento mais errado e mais ingénuo de sempre!

Não, Malta!
Fazer 42km, nao é o mesmo que acreditar que 21 + 21Km irão ser exatamente iguais.
NAO SÃO!
A partir do KM 25/28 as coisas começam a apertar, e depois dos 32/33Km, essencialmente sentes que o mundo pode acabar, mas agora tu vais terminar!
Incrivelmente no KM 39 achas que não consegues e no KM 40, ja ves a meta e parece impossivel la chegar.

Moral da história - pelo caminho podes aproveitar, toda uma música para um passo de dança, comida - sim, imensa fruta along the way - e incrivelmente podes conhecer pessoas! YEAH!

Fazer a Maratona para mim foi mais do que um desafio - foi um life-changing event.
Só me lembro de ligar à minha mae no final do dia e ouvi-la dizer:







"Já posso dizer que tenho uma filha que correu a maratona?" 
(Levanta a questão se a minha mãe acreditava que eu ia fazê-lo, mas ela viu-me a sair de casa, com 2 suportes de rótulas nos joelhos - o que para uma mãe, eventualmente passar a meta da saída já seria uma vitória).

Seria ingrato nao destacar:
- Joao Duarte compincha do KM 32, que saquei dos seus mega-phones colados à cabeça e penso que lhe berrei algo como: "Tens tempo para ouvir musica, PAH! Agora é para correrrrrr!!" e foi assim que eu e ele íamos somando uma ou outra pessoa dos 32 aos 42KM, rindo, alongando, tentando partilhar memorias, pensamentos e acima de tudo vivências importantes que são impossiveis de transmitir - porque só quem faz a maratona é que sabe - mas um mutuo salvamento aconteceu - e acho que posso dizer uma amizade, embora eventualmente, eu poderei nunca mais o ver na vida- ficou aquela sensação que sabemos os 2 a luta que foi terminar e dizer que conseguimos; ^^
- Kate (my date) e Paulinho que vieram correr os últimos 4Km ao meu lado - ali a sofrer :P;
- Ricky, Joaquim, Hugo, Cristina - running partners e que sempre acreditaram que eu ia conseguir;
- Tiago e Cris pela motivação e obrigação de fazer o update dos meus treinos;
- Sister SU - naquela hora do arranque antes da prova, com a mensagem certa que so uma desportista pode dizer que é "FORÇA MANA!";
- ROD, o londrino de 70 e tal anos que me deu aquela inspiração extra, porque era a 110a maratona dele - conhecemo-nos no levantamento do dorsal, e todo o seu sorriso e resiliência mostrou-me o quanto a Maratona pode significar para alguém.
Ele disse-me que nao tinha filhos, nao tinha mulher, mas que encontrou na corrida a razao para continuar em frente ... faz a Maratona em varios países e isso mantem-no activo, em forma e com mais razoes para viver e corrrerrrrrrrrrr!
- Seguidor on-the-line da APP do meu dorsal, que quando tudo acabou percebi que o envio daquela energia positiva esteve sempre como uma luzinha a acompanhar-me;



OBRIGADA!
Obrigada porque eu duvidei que eu ia conseguir - pelas dores, pelo sofrimento, pelas mil formas que encontrei novas de correr; pela pressão; pelos conselhos nutricionais que nao segui; pelos conselhos de treino que não segui; por tudo de errado e de certo que fiz, mas que no final acabaram por dar certo.

Orgulhosamente: 4HR 55Min
(okay - se calhar não tão orgulhosamente.... )  :)  





A minha vida é uma Maratona.
Corro de um lado para o outro - muitas vezes aceito desafios sem saber o que significam.
Agarro no impulso desse momento, na inspiração de ultima hora, e comprometo-me não sei bem como com uma ideologia singular, que invulgarmente me motiva.
Totalmente, encadeada por random feelings, random pessoas que aparecem mas que acabam por trazer sempre alguma coisa positiva ao meu free-spirit!
É isso - não aceito gaiolas, prisões, limitações - não lido bem com elas, cincundam-me, diminuem-me.
Gosto disto, de poder ser eu a qualquer hora, de poder mandar bitaites a quem passa, sem ter de me preocupar sobre o que vão pensar de mim.
Gosto de pensar que a liberdade da minha existência, não sufoca ninguém também.
Gosto e preciso de acreditar que há mais pessoas felizes como eu que continuam a ser como são - a envolver e a inspirar com pequenas ações.

Não consigo descrever nem mais. nem melhor!
Senti-me uma pequena heroína por dentro - não pelo péssimo tempo que fiz, mas por todas as adversidades e mais algumas que tive e que senti, e no final - consegui!
CONSEGUI! Acordar, fazer JUS ao meu desafio pessoal, sofrer e ACABAR!

NIKE!
O grego que faleceu em Atenas porque correu 42.2km para dar a noticia que a Grecia venceria a Persia na Praia da Maratona.
Não faleci, mas gritei NIKE!
Um grito interno, sentido ... que de certa forma me fez ganhar um pouco de confiança pessoal que me faltava.

About Marathon ... nao é o titulo certo para este texto, devia ser About Me!

Descobri os meus limites físicos e emocionais.
Deixei de preferir sair a noite, para acordar de manha cedo e aproveitar melhor o dia.
Percebi que para qualquer commitment é preciso uma certa dose de loucura, mas acima de tudo ... é preciso ACREDITAR, e ter por perto alguém que incondicionalmente acredite em nos também.
Entendi que em cada 10 pessoas, 9 achavam que eu não ia fazer a maratona, e apenas 1 dizia que eu era capaz  -  e por esses 10% eu nao desisti, especialmente porque a 1 pessoa fui sempre EU!
Percebi que com determinação, trabalho, empenho, qualquer desafio fica alcançável.
Aprendi que sei com quem posso contar, porque na hora da prova, antes ou depois - nós sabemos sempre quem está lá!

I AM A MARATHONIST!
No Matter what, No Matter Where - this "Tittle" represents a true determinated, strong inspired person.
This is what I am ... I just need to finally start seeing and living it by myself.

Next Marathon:
Idade: 42
Tempo: 5 horas (max.)
Local: Muralha da China

@Catia Ribeiro - é bom que comeces a treinar e a poupar! 
Desta vez, quem vai cruzar a meta cmg és tu!

Sem comentários: