quarta-feira, abril 22, 2009

MoLeSkInE


Do you have a Moleskine?

Ter um Moleskine é muito mais do que ter um caderno de notas.
É ter um caderno de notas que por si só tem uma historia, uma origem, um significado, um valor.

Nasceu na França e deixou de ser comercializado após o falecimento do proprietário da unica fabrica da Europa que os fabricava em 1986.
Mais tarde, uma individualidade retomou o interesse e hoje a Itália é a responsavel pela sua distribuição.

A sua capa exterior impermeável permite resistir as intempérias climáticas, quando usado ao ar livre, e o seu caracter “pinguim” preto e branco dá-lhe o toque clássico e intelectual que tanto é apreciado pelos mais conceituados gestores nacionais e internacionais.

Por outro lado, é prático, útil, óptimo para viagens, para o dia-a-dia, para a praia, para o jardim, para o comboio, para o supermercado, para a reunião, para o trabalho, para o convivio, para uma carta, para o politico, para o estudante ...

Famosos intelectuais usaram-no como rascunho para grandes obras literárias e artisticas que conhecemos ainda hoje: Picasso, Hamlet, Fernando Pessoa (entre outros)... o que faz dele um livro em branco em que tu podes ser o próprio autor.

No cinema, nos filmes "
Magnolia", "The Talented Mr. Ripley" e"Indiana Jones and the Last Crusade", o pai do personagem principal, Prof. Henry Jones, mantém as suas anotações de pesquisa num Moleskine.
Na música
Nobody Home, do disco The Wall by Pink Floyd, faz-se referência, no primeiro verso, a um pequeno caderno preto, com poemas ("I've got a little black book with my poems in").

Se tiveres um Moleskine e não o usares, simplesmente desaproveitas uma parte de ti. Espectador vago, distante, sem ideias, sem pensamentos, sem sonhos ...
Para o Moleskine qualquer frase alheia é valiosa, é arte, é enganharia, é pensamento, é filosofia ...

Mesmo que ninguém o leia e fique simplesmente repleto de pequenos rabiscos soltos na mesinha de cabeceira, eles estão agrupados num delicado conjunto de linhas, páginas ou folhas, e será sempre uma emoção quando o abrires de novo.
“Experimenta, vais ver que não dói nada” !! ;) *

1 comentário:

Ruben Cunha disse...

agora diz lá ao pessoal qual é a tua comissão... xD