segunda-feira, fevereiro 25, 2008

...pArTiDa ...


Sempre foi com muito orgulho que ouvi o chefe Monteiro dizer que eu e a minha irmã fomos as primeiras exploradoras a inscrever-se em 1996 no agrupamento.

Hoje depois de 12 anos é o momento de olhar para trás e dizer que chegou a hora de partir.

Partir é muito mais que encarar a minha vara bifurcada e assumir que escolhi um novo caminho.

Para trás ficam momentos que não se descrevem em palavras, momentos inesquecíveis e especiais.

Ficam as conversas intermináveis ao luar debaixo de um céu estrelado com a Lúcia e o Leandro que me ajudaram a crescer e a ser alguém melhor.

Ficam as lutas de lama, as reconstrucções de Drave, os banhos nas lagoas belas e límpidas, ficam os jogos nocturnos, as reflecções, os gritos, as músicas, as construcções, os pequenos-almoços em campo, as caminhadas na montanha ....

Aqui aprendi a valorizar a magia decada pequena coisa, a enaltecer detalhes e valores que no mundo comum passam ao lado e nos preparam para o futuro como a amizade,a entre-ajuda,a compreensão, o respeito, a responsabilidade, a iniciativa, a dinâmica, o á vontade e tantos outros ...

É engraçado como aqui vivemos as primeiras vezes de muitas histórias que ficam para contar: a primeira vez que cozinhamos ou queimamos o jantar, o primeiro conflito, as primeiras botas de montanha, mochila e canivete, a primeira noite fora de casa, o primeiro raid, a primeira paixão ou sonho, a primeira estrela cadente, o primeiro mérito e reconhecimento, a primeira peça de teatro, a primeira directa, a primeira viagem para fora de portugal, a primeira ideia para um projecto, o primeiro passo para a vida!


Sempre gostei muito da máxima: "Se o guia se senta, os elementos deitam-se" e agredeço a todos os meus chefes e guias que mantiveram o espírito aberto de sacrificio, empenho e motivação quando às vezes a corrente impedia de impelar a canoa com vivacidade, fazendo deles pessoas que admiro e respeito, sendo um exemplo para mim a seguir.


Ser escuteiro não é apenas vestir a farda todas as semanas, como ouvimos já uma vez, mas transpor todos os ensinamentos para o dia-a-dia, procurando manter acesa a chama do escutismo, como ajudar o pai e a mãe em casa, como ser bom aluno, conviver com os amigos e ter sempre ima palavra de conforto para os alegrar e mimar quando se sentem em baixo. É olhar o mar, inspirar a sua beleza e agradecer a Deus cada aurora!

É ser responsável, moderado, equilibrado, organizado.

É estar do lado de quem amamos, sempre presentes, e ter um gesto, um sorriso, ou uma surpresa diferente e criativa em cada dia.

É ser bom filho, irmão, cidadão e ovelha!!!


Sem dúvida que os momentos que aqui vivi ficam gravados na memoria e impregnados no coração.


No entanto, é tempo de conquistar novas metas e objectivos.


É impossivel esquecer esta magia de cor, símbolos, mística e cada dia que nasce pode ser mais díficil de viver uma saudade que não dá para compensar e nos marca por dentro.


O desenho da partida é fogo que nos queima devagar.

Pela palavra guardo os conselhos que todos me deram, na mochila levo a aventura e o desafio para novos horizontes, pela vara procurarei escolher sempre o melhor caminho a seguir, da tenda farei dela o meu abrigo onde espero encontrar-vos e reunir-me convosco para partilhar não só o pão, mas a vossa companhia.


Por isso e por muito mais continuarei: ALERTA PARA SERVIR ! *



(Um dia que também não se esquece ... Mas importante que partir é chegar .. portanto .. só espero chegar ainda mais além !

Obrigada a todos os que estiveram lá!!) ***

6 comentários:

Anónimo disse...

"(...)Olhem para o lado brilhante das coisas, ao invés do lado sombrio delas. Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade à outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam.(...)" B.P.

Uma vez Escuta, sempre Escuta! ;) *

Anónimo disse...

Olha a mimalha...eheheh. E agora ja nao vais andar porta em porta ,rua em rua a vender o bolinho d´avozinha.

Contudo...

... babe , ja ta confirmadissimo que havemos de fazer um campismo selvagem apartir tdo e tdos... e vou querer que me mostres o espirito que demonstras nestes texto,assim como o pessoal tambem vai querer...
... ha-de de ser a pura loucura! com a ju a (des)temida no meio daquelas noites assustadoras.

Para me despedir
" nao chores porque terminou,mas sorri porque aconteceu ! "

Anónimo disse...

texto anterior é meu!

Lúcia Pereira disse...

"O desenho da partida é fogo que nos queima devagar." Sabes? O fogo sempre foi o meu símbolo preferido. Mas não o que queima, mas o que aquece e ilumina, o que ficamos a olhar à noite como se de lá fosse sair qualquer coisa. Tem uma energia própria, quase como o mar. O fogo do desassossego que temos que vigiar, senão descontrola-se e faz estragos. O fogo do espírito, aquele que tem que estar sempre presente, o de equipa, o de clã e o espírito escutista. Mas nós sabemos que afinal o fogo também queima!
Beijo e canhota amiga.

srgg disse...

Primeiro e antes sequer de fazer qq comentário ao maravilhoso (ja comentando) texto...quero só pedir desculpa por não ter tado presente na hora da despedida!

Pelo discurso apercebi-me que se tivesse presente não ía conseguir fechar o meu saco lagrimal... :')

Apesar de brincar com o "pão-de-ló" que voces vendem pa ter mais uns trocos pa poder ter mais uma aventura fora de casa, sabes que admiro td o q voces fazem! Aquele espirito de entre-ajuda é assim qq coisa q m arrepia! O dinamismo, o teu dinamismo...os jogos q aprendi contigo e q quero continuar a aprender! O empenho por conquistar todos os objectivos...

Nem sei muito bem q dizer...se calhar não há mesmo palavras pa descrever, só vivendo e sentindo! :)

Admiro-te, e quero continuar a admirar-te pq ctg aprendo (um pouquinho, pq és gande maluca!) a viver cada dia...a tua companhia é e tem sido assim qq coisa!

Beijinho grandalhão...

Ah...e o principio "O mais forte preotege o mais fraco!"

(até fiz aquele sinal ca mão =P )

Anónimo disse...

Espero que tenha sido o fim de um caminho, mas o inicio de outro.

Um beijinho e forte canhota. Um novo mundo nos espera.

*PipinhA