terça-feira, maio 03, 2005

A sErEnAtA


Vestidos de preto ... ao som de uma guitarra e de vozes que se fazem ouvir numa praça repleta de pessoas a quem a vida deixou que a vontade de estudar e de se formar falasse mais alto.

As tonalidades de cada curso estavam lá todas .. numa noite onde até a própria chuva foi um toque mágico ... "Serenata molhada, serenata abençoada..." - diz o povo e com razão ...

Soltam-se hinos de louvor a uma vida marcada por sacrificios, por noites mal dormidas, por amores perdidos, por amigos, por companheirismos, por saudade, por amor a algo que só quem o é - a sente. Cada um considera as suas cores as melhores!Grita por elas, exulta-as ao mais alto nível ... pois a cada um ... cada cor reflecte um ou mais anos de dedicação., reflecte toda uma opção de vida.
...
Exprimir em palavras o que se sente... é dificil ...diria até impossível .. pois as palavras nunca são suficientes, nunca serão dotadas da globalidade da questão. Para definir.. serão precisas as lágrimas de quem traçou a sua capa pela primeira vez!;de quem ama um traje, uma faculdade, de quem sempre sonhou com esse momento e esse seu desejo brota de um sentimento que bate tão forte como o do coração (órgão vital).Ali à nossa frente temos um amigo, alguém com mais experiência, mais velho, que por algum motivo é-nos especial, nos apadrinhou ou amadrinhou com gosto, com convicção, nos defenderá em qualquer circuntância; alguém que abraçamos longamente, com quem sabemos que a emoção será enxugada pela sua própria capa e jamais será lavada..; serão precisas outras lágrimas e sorrisos daqueles cuja melodia soa a uma despedida... à despedida dos cadernos e dos lápis, dos apontamentos e das fotocópias.. uma despedida da vida de estudante e a entrada no mundo do trabalho ...; serão precisos os abraços colectivos, os beijos fofos, profundos e demorados dos namorados que ternuramente se sentem invadidos por umas claves do sol que ambos viram nascer ... * * *
....
Ainda sinto aquela sinfonia de vibraçoes ... aquele conjunto de tudo ... o tempo pudia parar que ninguém se importaria tenho a certeza! Uma noite memorável, uma noite simplesmente espetacular ... uma noite vulgar para alguns ... mas são sempre as coisas vulgares que podem fazer a diferença... para mim .. aquela noite fez !!!


(Ao meu padrinho, à minha madrinha e ao meu afelhado, aos meus amigos a quem abracei e me deram a honra e o privilégio de traçar a sua capa ... e sem dúvida aos meus pais .. sem eles nada disto seria possivel de ser sentido .. ) . *

3 comentários:

Rita disse...

A Serenata...
Que dia esse! De Serenata não se pode dizer que tenhamos visto muito, dada a duração do nosso jantar académico, mas o pouco que vimos tocou-nos cá dentro, bem lá no fundo do nosso coraçãozinho! Quando anunciaram o nome do nosso Mui Nobre Instituto ISCAP, soubemos responder à altura e honrar as nossas cores, o Azul e o Vermelho!
Confesso que andava lá um pouco às aranhas... Não via a minha madrinha em parte alguma, e começava a perder as esperanças de que fosse ela a traçar-me a capa! Mas, quando menos esperei, olhei em frente e lá vinha ela... toda sorridente e com os braços abertos em jeito para me dar aquele abraço que eu tanto esperava depois de um dia cansativo como aquele, aquele abraço demorado com o término num beijinho suave depositado na minha face e com o posterior traçar da capa, capa essa que me destraçou montes de vezes durante a noite!! lol
Em suma, adorei ler o que escreveste sobre isso, porque consigo compreender perfeitamente o que sentiste, porque no fundo também eu o senti de uma forma intensa!
Hoje somos Pastranas, acabamos de passar a Tribuna ontem e podemos dizer convictamente que o percurso não foi fácil, foi tortuoso, mas que, sem dúvida, valeu a pena, valeu muito a pena ;)
***************** Cara Colega Sónia!!

j. disse...

tomei a liberdade de deixar aki um postezinho...esta keima (agr k ta a acabar) vai deixar saudades, vai deixar marcas...
de facto a serenata foi algo d k nc ng s ira eskecer...o abraço longo do padrinho k nos acabou d tracar a capa negra k nos acompanhara nos proximos anos...foi impossivel conter as lagrimas..o olhar a volta e saber k tavam la as pessoas mais importantes pa nos, k nos acompanharam ao longo deste ano fantastico...pensando k d facto isto sera o inicio de um caminho k so agr começamos a percorrer...mts k s vao embora d certeza k deixam saudades...mas ficam pa sp na nossa capa as suas lagrimas...

(ja era tmp d eu conhecer a famosa sonia...teve d ser o carro a fazer c isso acontecesse)

*********jessica***jcc

sapatilha disse...

SONINHAAAAAAAAAAAaa....
Adorei este post.... percebo muito bem o que dizes, pois vivi isso o ano passado... este ano foi um bokado diferente... apesar de ter vivido td intensamente, mas estava de outro lado... estava a traçar a capa a minha afilhada e tremia ke era uma coisa louca... nao me perguntem pk mas nakela noite as lagrimas não cairam... apensas tremia....
Mas o cortejo foi impossivel... para mim continua a ser o grande marco durnte akela semana que é nossa.. dos estudantes... de nos ke vivemos este mundo akademiko kom td a intensidade....
Esta e estaras smpr no meu coração ;) beijitos enormes adoro-te*****