terça-feira, julho 31, 2012

BirThDAyS

Fazer anos sem a familia e sempreu diferente.
Em 30 pessoas ja passamos por 4 aniversarios.
Entre lagrimas e alguns abracos e uma ou outra surpresa o dia passa-se, claruh, mas nao ha sacas da Zara pa abrir, nem jantares em sitios bonitos, nem abracos da familia ou dos melhores amigos.

Ainda assim como ca se diz "A vida e melhor qdo Estamos Juntos" :)
Ha smp bolo caseiro improvisado e batido a mao e a prenda varia em recordar bons momentos e uma estueta de pau preto ou um qadro pintado a mao.

Tb vou passar o meu aniversario longe de quem mais gosto pela segunda vez... e vou ter de arranjar um estratagema qalqer para deixar de postar nostalgia (dsculpem a "choraminguice"), acho que 3 cervejas 2M chegam :)

"Estamos juntos" ;) ***


segunda-feira, julho 30, 2012

DiNnER

Os jantares sao assim:

A Romina e de S.Joao da Madeira, tem 23 anos, pertence a tuna da FEP e fez erasmus na Filandia,licenciada em Gestao, n perde 1 noite de animacao e domina a cozinha. Os molhos e as massas sao a sua especialidade. E canta cmo um rouxinol.

O Rafael tem 28 anos, e brasileiro de S.Paulo, dupla nacionalidade, fez erasmus em PT e por Lisboa ficou. Licenciado em Gestao...a sua especialidade e o feijao. Janta normalmente mais cedo, acorda + cedo (5hr) pa estudar pa um super exame de ingles e entrar num mestrado brutal na Noruega dp do Inov. Tem expressoes cmo "piranha","voce ta.me enxendo o saco hoje" e derivados xD!!

O David, tem quase 26 anos e vem da Tremoceira (Porto de Mos), eng.o Mecanico, diz qe nao volta a trabalhar em Stands. Lol! Inov e a sua 1a experiencia profissional e o nosso objectivo e "fazer dele um homem", n sabe cozinhar e costuma ter falhas no apoio moral as cozinheiras...ainda assim com grande margem d progressao...oficialmente o "legalize" da casa. Ta smp tudo bem... :). O unico problema nao sabe dizer "shampoo" e diz "shampóm",leva gozo diariamente. Ouve musica classica enquanto le, rock progressivo e normalmente nao se penteia.

A Sonie...bem essa ja conhecem trata das contas da casa e de orientar a empregada,cozinha a meias com a Romina e procura qe haja smp pao fresco na mesa de manha. Continua a espera da sua oportunidade e nos entretantos vai fazendo caminho.

Assim eh a vida no T4 e o estagio em Mz! :)  os 4 "guerreiros" apresentados.


cAFe DaS AcACIAs

Existe um lugar onde me sinto"em casa".
Existe um lugar onde me sento confortavel num ambiente limpo e com vista para o mar e para as palmeiras.
Fica a 20m a pe de casa e sabe bem ficar ali a ver o por-do-sol as 17horas.

O cafe das acacias junto ao Museu da Historia Nacional, um lugar para respirar fundo e para ganhar folego para mais uma semana.

1 semana...count down :)


quarta-feira, julho 25, 2012

Nelspriut



As melhores compras em Moçambique fazem-se na Africa do Sul.
Foi bom coleccionar mais carimbos no passaporte, sentir-me "na civilizaçao" sem ver lixo no chao.


Este é o meu quarto... estes sao os meus lençois novos e tapete novo xD
2 semanas em count down ****

domingo, julho 15, 2012

tHe TrUtH

A verdade é que todos sabemos que a vida nao é facil.
A verdade é que a milhas de distancia, depende de ti fazeres a ligaçao e teres a tua mente sã.

A verdade é que em Moçambique para alem de comer, beber, dançar e "viajar" pouco ou nada se faz... e voces pensam "Oh que pena que tenho de ti !?!", a verdade é que é facil falar.

Ainda nao me habituei a ver os meninos descalços a pedir comida a toda a hora, os vendedores empilhados ate aos olhos de postais, fichas triplas, postais, estatuetas, oculos de sol... verdadeiramente artilhados e prontos "para a guerra" acompanham-te 1 hora se for preciso para comprares algo de 100 meticais (3Eur).

Esta edição tem um corte de 400Eur no nosso salario, o que recebemos é bom mas podia ser mto melhor em relaçao ao ano passado por exemplo.

Ha quem diga que fazemos vida de Erasmus, na verdade so existe 1 sitio com musica "branca", todos os outros ou sabes kizomba e danças, ou bebes e ficas a ver...

Os portugueses fizeram desta cidade o paraiso para se viver, dp da independencia as pessoas das provincias nao souberam cuidar e a cidade esta entre edificios novos e brutais e escombros. Ouço historias que ate faziam fogueiras na sala como faziam no campo.

Claro que é facil pensar-se e imaginar-se, mas nao é a mesma coisa do que ver. do que sentir.
As meninas aos 15 anos ja tem 1 filho, e as que aos 25 anos não tem.. a sociedade rejeita.
Depois de casadas, os homens trai-nas e toda a gente sabe, consideram bonito ter filhos fora do casamento... e um homem que nao tem 2 mulheres... é porque não é negro de verdade.

Um bom ordenado para eles sao 4000 meticais, isto ronda 120Eur. E é incrivel como estas pessoas sao humildes e passam todo o tempo a dizer "Ha-de vir... melhores dias", "Nao vale a pena chorar", "O que vamos fazer? as coisas sao mesmo assim".

As vezes mesmo sem quererem, sem saberem de onde venho e da minha vida, dao alento conforto e esperança... nao tem nada e encontram a sua felicidade... fazem com o que têm se multiplique.

Fui a missa no domingo.
Cantei, rezei, ouvi-me e ouvi os outros.
Os canticos sao os mesmos, as palavras sao ditas com outro sutaque.. fora isso, o espirito é o mesmo.

A nossa empregada, Rufina, tem 39 anos, nao mede mais de 1.50m, precisa de subir a cadeira para arrumar os copos no armario, tem 3 filhos e sempre um sorriso na cara.
Pagamos-lhe 2800Meticais, e decidi-lhe dar uma camisa que tinha por aqui "a mais", a felicidade dela foi a retribuiçao mais simples... correu a abraçar-me, bateu palmas e no dia seguinte, trazia-a vestida. :"), parecia a melhor coisa que fizeram por ela...

Assisti a uma reuniao no refeitorio ao qual eu chamo as catacumbas do hotel.. mais de 100 funcionarios que trabalham horas a fio, sem fins-de-semana a revindicarem aumentos... eo que foi aprovado foi um aumento de 3meticais (9centimos) + transporte para o trabalho, havia palmas e ate um lanche em "comemoraçao" com as negociaçoes com a administraçao...

Se isto soa estranho? A resposta pronta...é...claro que nao..
Falar é tao facil... viver esta realidade nao é trivial... exige um constante esforço mental...

As 17 horas é noite cerrada... tenho saudades do por-do-sol de verao as 20/21 horas...
Depois disto... a verdade ... é que nao volto a estar longe, apesar de estar a ser uma grande experiencia e ter conhecido pessoas espetaculares... nada faz sentido sem ele.

Ele chega dia 7 de Agosto... continuo a contar os dias com o coraçao apertado.
Vamos dançar kizomba, beber um copo juntos, vamos a ilha e ao safari... *

He&ShE

Parece impossível, mas é verdade!


As vezes pedimos, desejamos, queremos... quanto mais pensamos que nao vai acontecer, afinal a vida acaba por nos surpreender.

Se Gémeos foi uma surpresa tao grande, tao boa, tao quente, tao saborosa... saber que é um menino e uma menina, é como de repente achar que a natureza é perfeita, que ouviram as minhas preces... e so peço para que tudo corra bem.

O desafio de ser tia e madrinha começa a ganhar forma, as crianças mais desejadas de toda a familia vao chegar...Continuo sem palavras... vêm a dobrar para agradar as sisters e ao avô, finalmente... um rebento masculino.

Nao ha nomes ainda :P, mas eu já tenho as minhas apostas.....
It will be ...."My Sweet November" .... *

domingo, julho 01, 2012

soundsLuCkY


Existe um lugar onde gosto sempre de ir.
Onde és tu, onde sou eu, onde somos nós.

Não é à toa que agora toca Lucky no meu pc.
Amanha é o nosso dia, e pela primeira vez nao vamos estar juntos.

Amanha é o dia em que é sempre especial porque depois de tudo, depois das criticas, negaçoes, invençoes, frustraçoes, acusaçoes, mentiras, depois de tudo ainda estamos aqui, continuamos aqui e estaremos aqui.
Nao é arrogância ao dizê-lo, mas é um dia em que realmente nos lembramos de toda a gente, de tudo o que fomos, de tudo o que construímos, de tudo o que nos disseram, das mensagens, dos abraços, do apoio, de quem passou, de quem está, de quem ficou, de tudo o que se desfez. E hoje depois de tudo re-erguido, depois das vidas refeitas, dos encontros inesperados, dos sentimentos ultrapassados, simplesmente tudo encaixa, tudo fica perfeito.

Amanha é o dia que mais queria estar ao teu lado, beijar-te e amar-te.
Amanha é o dia que simplesmente tudo faz sentido e nada faz sentido.

Talvez a paixão e o amor, sejam coisas complicadas de entender e de viver.

Our one Secret is called: happiness and passion.
Two voices which are always together.
One shared feeling.
Two lifes mixed.

Para todos .... e especialmente para nós: This....soundsLucky *

fEiMa


A FEIMA é a feira de artesanato permanente de Maputo, com o extra de no ultimo domingo de cada mes se junta a feira de gastronomia.
Hoje foi o dia de comer algumas iguarias tradicionais de Moçambique, de começar a busca dos recuerdos e negociações.
Entre estatuetas de pau preto, vestidos de capolana, quadros ... a feira mostrou-se bastante tentadora, obriguei-me a voltar para casa num jipe de 5, onde coubemos 10 :).

Hoje fui a Feima, ele foi ao casamento da Filipa e do Pika.
Nao estive la para ver o Pika a sair da igreja de guarda-chuva, nao fui a despedida de solteira, nao participei  na surpresa, nao vou "estragar" o carro, nao vou dançar, nao vou apanhar o ramo, nao vesti o vestidinho, nem pus a maquiagem...
Hoje fui a Feima para nao passar o dia a chorar em casa.
Eu nao fui... mas ele contou-me tudo. *

InHaCa TaKe II

Inhaca foi simplesmente espectacular, desejei la voltar o quanto antes e... as vezes é preciso cuidado com o que se deseja.
Chego segunda-feira ao trabalho e propuseram-me ir a Inhaca ajudar na implementaçao do SAP no Lodge Pestana Inhaca.

Uma semana de trabalho intensiva, enquanto o restante grupo foi para Tofu conhecer mais um paraíso, fiquei uma semana entre retiro espiritual, descanso e compromissos.

Vi a selecçao numa cabana com cerca de 500 moçambicanos.
Vi o por-do-sol mais bonito de sempre.
Corri.
Senti-me competente e profissional, consegui cumprir os objectivos da organização e ganhar um convite de casamento para Setembro do meu "pupilo".
Visitei a escola da ilha, a radio, e ainda... tirei um bocadinho para mergulhar - ver Nemos, corais e pegar numa estrelas-do-mar... foi único.