sábado, maio 26, 2012

CMF

CMF, Caminhos de Ferro de Moçambique.

Quando estas em Roma, sê Romano.
Este é um principio que se tem ouvido entre os Inov'S. Todos falamos em ir dançar kizomba e porque ainda nao conhecemos muito, fomos ontem ao CFM, basicamente um bar branco cá da cidade.
O conceito é basicamente fazer de uma estaçao de comboio (real) desativada transformada num bar/disco, onde a zona dos bilhetes, só vende bebidas e onde a parte que habitualmente se enche de passageiros transforma-se em pista de dança.
A musica é comercial puve-se "one more time", "julia", "beautifull lie" entre outros... A verdade é que estar aqui... estranha-se quando se olha a volta e vemos so brancos (apenas os funcionarios sao negros)... Descobri oficialmente que aquilo que pensava que me ia fazer confusão estar sempre rodeada de pessoas negras, é o que menos faz confusão, chegamos aqui e faz parte... nao sei... no fundo eu é que sou diferente.

As meninas não pagam, e os meninos pagam 200 meticais (+/- 7eur).
JP, Romina e Luciano sao os festivaleiros do grupo, as meninas de Lx (Rita Russo e Patricia Cerqueira) acompanham a dança e a B (Barbara) tb nao fica atras.
O Venes (Joao Venes) chegou apenas ontem e ainda faltam chegar mais 3 pessoas.
O Vieira (Joao Vieira) é o corredor cá do sitio, sempre a desafiar para uma corrida ao final da tarde junto a marginal... mas ja todos concordamos que nos podem gamar as sapatilhas... (as 17 horas é mesmo noite cerrada).
O Rafael é o brasileiro mais desconfiado que conheço e que está sempre atento a quem nos quer enganar.
A Marina é faladora e bem disposta.
O Luis é o desterrado que está na Matola e vem á cidade ao fim-de-semana, oficialmente em breve o mitra semanal na casa de alguém.

Somos 30! 6 raparigas e 24 rapazes o que faz com que muitas vezes nos "chocamos" com as pontuações deles... eles dizem que não conseguem pontuar as negras, só de corpo. Elas são boas, atrevidas e dançam para o mundial!

Apesar de parecer que é so farra (so parece pq nao é, ontem era sexta-feira e decidimos ir sair), nada faz sentido quando estou longe... falta-me algo quando me deito, quando acordo, enquanto trabalho, quando saio... nao sei explicar, mas é como se precisasse de comentar aqueles pormenores que só ele percebe e sabe ler como eu e no final falta-me rir com a vontade que só ele me sabe transmitir...

As saudades continuam a apertar mto forte.... :'( ***

quinta-feira, maio 24, 2012

T4



Depois de 3 dias de completo desespero, arranjar um tecto em Maputo é quase missão impossivel.
As negociaçoes sao complicadas, pq a economia paralela é bastante forte em comparação ao "sistema normal" das coisas.

Existe o proprietário da casa que nao esta para se chatear com contactos que então informa três ou quatro pessoas que tem a casa disponível para alugar, essas pessoas consideram que atender telefone, agendar visitas é complicado e então contactam cada uma outras 3 pessoas para tratarem disso e negociarem o valor com o cliente.
No final de contas podem chegar a ser a ser 16 intermediários todos com comissões e interesses, aos quais todos vão ver a casa e temos que esperar que todos chegam para entrar, e só fica com a casa quem assinar contrato primeiro, acontece que enquanto nao ha contrato a palavra nao vale, e entao o intermediário que fechar primeiro fica com a casa, ou seja, a verdadeira corrida à casa.

Processo terminado, entramos nas casas e facilmente percebemos que são gigantes... um T2 cá, em PT pode ser equivalente a um T4... atendendo a esta proporção... o nosso T4, é basicamente a mansão cá do sitio =).
Os edifícios são velhos, os elevadores nao funcionam, há ratos, baratas, e de mais bicharocos... todas as casas têm empregada porque não ha maquina de lavar roupa e a empregada tem uma porta só para si, diferente do resto da casa. Lava a roupa à mão, cozinha, arruma, vai as compras..... as vezes parece que a escravatura ainda cá está. :(

Ainda estamos a decidir se compramos maquina de lavar roupa, ou se ficamos com a empregada, a segurança é uma questão complicada de gerir, nunca sabemos bem quem nos quer tramar porque todos parecem ter "a escolinha" toda.

De casa para o trabalho sao 15 minutos a pé.
As 17 horas cá é noite cerrada, e so apetece ir directo para a cama...
1 Lata de atum = 2 euros, 1 pacote de leite = 2.20 eur.
Maputo... esta a relevar-se como uma cidade cara, perdida ainda no tempo mas em recontrução profunda, acredito que dentro de alguns anos isto seja simplesmente espetacular!

Ainda nao tive tempo nem orçamento para ir as praias, as pessoas sao muito simpaticas... há Choupelas (taxis versão mota), chapas (mini-bus - transporte "publico") e castanha-caju !! castanha-caju é uma espécie de amendoim bastante saboroso =). Maquiato é um pingo e Monhé sao os indianos.

Para já é tudo o que posso contar.... somos 30 Inoves Tugas perdidos em Maputo, todos com o mesmo sentimento inicial, todos à espera que Maputo surpreenda com o passar dos dias.

As saudades são muitas, cada vez que oiço o meu Amor a falar ao telefone as lágrimas ainda caem, acredito que isto faça de mim uma pessoa mais forte... porque realmente percebo que tenho as melhores pessoas do mundo comigo. Obrigada por isso.
* * *

quarta-feira, maio 09, 2012

MaPuTo_MoZ



Maputo é a paragem da proxima semana.


Ainda nao consigo decifrar se o que sinto é bom ou mau, mas é diferente.
Sempre quis ter uma experiência internacional, e sempre axei que o InovContacto seria uma optima saida.
A verdade é que as vezes os timmings das coisas aparecem e temos de decidir.
Apesar do emprego conseguido, do mestrado perfeito, da familia especular, do namorado mais-que-perfeito, dos amigos únicos e especiais, das viagens reconfortantes na Zulmira, das minhas conquistas e sucessos.... tenho um perfil demasiado curioso e em permanente busca de uma boa oportunidade e de um desafio novo, que sabia que nao ia conseguia ficar a pensar o resto da vida o qual teria sido o meu destino depois do telefonema daquela quarta-feira as 10 da manhã.


Arrisquei! 
Aqui estou eu, de malas praticamente feitas, vacinas tomadas e uma ansiedade que mal cabe no peito.
Depois de mil mundo ter acendido velas para eu ficar na Europa, o meu destino é bastante diferente do previsto, revelou-se uma "má surpresa" ao inicio (viagens rondam 1000 a 1500Eur) e depois de alguns dias de mentalização há que ver o lado positivo desta aventura ... Dificilmente iria a Moçambique se não fosse o InovContacto e dizem que Maputo é a terra dos sonhos... por isso... toca a repor um sorriso na cara, dar um abraço à familia, morrer de saudades do meu Amor... e esperar que isto td contribua para eu crescer e valorizar ainda mais a vida e tudo de fantástico que cá fica.


A partida esta marcada para proximo domingo ou terça-feira, levo na mala a certeza que 5 meses vao voar, que vou ter uma visita linda para partilhar um safari, um cocktail e uma nova cultura xD!! :D


Torçam por mim, por nós e para que tudo corra bem!
Não gostos de despedidas... daí que este... é o meu até já =).
A "comemoração" fica para o regresso... assim como todos os restantes mimos.... que bem vou precisar xD!


Até já :)
Encontramo-nos do outro lado... *