Há sempre aquele primeiro dia de aulas que entramos na faculdade...
É o codigo civil para um lado, é a mala para o outro, é a makina de calcular, é a sweat de caloiro. É o codigo comercial, é o guarda-chuva, é o livro do POC. É a bolsa dos pensinhos e o perfume, o espelho ou o baton.
Num sei .. um dia qualquer que depois de andarmos pelas escadas 10 minutos com tudo isso reparamos que afinal ... era mesmo altamente termos um sitio para pousar algumas coisas a mais durante o periodo de aulas.
Esse dia chegou para mim ... No primeiro ano, eu la com aquela cara inocente, perdida em S.Mamede atulhada de pastas, papeis, livros e merdocas de gaja (lol), decidi ter um cacifo .. fui a associaçao de estudantes, á Isabel, (lol), preenchi uma folha, paguei (foi a pior parte).. e prontu! Ela deu-me uma chave.
Para meu espanto .. um numero redondo .. um numero que a todos os nativos de 04/05 é muito familiar... o cacifo 50 :) !!! (ou"fifty" para os mais chegados) ***
O fifty nao é só um cacifo ... era o MEU cacifo que eu dividia com o verdadeiro FiFty :) ou o Cinquenta, a quem mt agradeço pela fiel e justa divisao de espaço durante estes quatro anos de intensa convivencia :P !! ** (loooool) **
O cacifo revelou-se mais tarde a sala de arrumos, que se abre, empurra pa dentro fecha e ok .. ah e tal .. "no fim do semestre levo pa casa".
Hoje... tive de ir lá .. e um gesto que sempre foi demasiado simples rodar a chave e abrir ... hoje sinceramente apertou-me o coraçao. (Posso tar a exagerar ... ok ... mas a lagrima espontaneamente dançou-me na palpebra e apertei a garganta).
Esvaziei-o ... tive de retirar as minhas coisas, os apontamentos de macroeconomia da Ritinha que ficou lá smpre com o intuito de devolver desde o segundo ano, o trofeu da mais tripla badalada de sempre ekipa: Ju, Lau e Sonie num grande street basket, diga-se Segundo Lugar !!
Um estojo recheado de lapiseiras, minas (grrrr) e com o corrector UHu que o procurava em casa aos anos ... (Lol) ... e claro ... a minha capa organizada e, com orgulho, meticulosamente marcada, por a desfolhar, por a estudar, por as resumir ... por as apertar, por me servirem de almofada em grandes serões na biblioteca de gaia com o Dario :) (um grande verão sim), a capa de Geral 3.
Peguei em tudo ... e como sempre o Carlos sempre la para me apoiar nos momentos dificeis, e olhei para o interior... vazio ... sem vida, sem nada... e a serio ... senti hoje ... um pouco do que é deixar a faculdade, deixar o meu espaço, deixar alguns pedaços de mim por la espalhados, pelo cacifo, pela ae, pela ekipa de basket, pelas salas de estudo, pela biblioteca, pela cantina, pelo jardim e pelo lago.
A verdade é uma ... quem sabe poderei voltar a estudar em setembro para um mestrado ... mas nunca serei a tempo inteiro estudante ... e acreditem ... isto custa a aceitar e a digerir um pouco, um kitche. **
Num sei ... mas embalada pelo discurso da "despedida" ... nao me esvaziem das vossas memórias, nem dos vossos corações... porque eu posso nao estar a tempo inteiro no ISCAP, mas esforçar-me-ei por estar pelo menos a part-time e prometo que nao tiro ferias :) ** !!
"Lembro-me de uma aldeia perdida na beira, a terra que me viu nascer ...
....
«Paum,paum,paum, paum ...»
...
E hoje a cantar
Em cada canção trago esse lugar no meu coração
Criança que fui e homem que sou e nada mudou
E hoje a cantar não posso esquecer aquele lugar que me viu nascer
Tão bom recordar aquele cantinho .... e os sonhos de menino ... " ***
********************