sexta-feira, dezembro 31, 2004

nOsTaLgIa

"Sento-me aqui nesta sala vazia e relembro..." é assim q começa o livro Aparição.
E é assim .. no no último dia do ano me sinto ... sento-me no sofá... sento-me na varanda ... sento-me unicamente para pensar, para relembrar.. páro exactamente para refletir no ano que passou... para me convencer... de que este não foi unicamente mais um ano inutil da minha existencia! Este foi um ano marcado por tanta coisa... foi um ano que vivi tanto ... tanto que vivi pa pensar que um ano foi mesmo curto!
Foi o primeiro ano que senti a Sónia ... a Sónia que sempre sonhei ser! Fiz tantas coisas... Meu Deus ... estou tão satisfeita com este anu !!
Apetece-me chorar... apetece-me dizer ao mundo que sorte que eu tive em encontrar pessoas tão nobres como os amigos q tenho e q sempre me acompanharam ... nas viagens, no sofrimento, no desespero .. nos sorrisos, na novidade, ... em tudo mesmo... Acho que aos dezanove anos da minha existência sinto que encontrei o meu "Eu" sinto que fiz a aparição a mim mesma. Tenho os meus defeitos... claro q tenho ... mas também tenho as minhas qualidades!
Foi pelos amigos que tenho e uma parte muito restrita da minha familia q sobrevivi a várias coisas que simplesmente me desvastaram como uma bomba num predio abandonado ... Um predio que simplesmente via os dias passar e nem se ker sabia q notavam nele... e assim, de repente, inesperadamente vê-se em ruínas... unicamente lhe restam os alicerces.. e mesmo esses... foram afectados!
Mas fico feliz comigo... graças às intempérias ergui uma casa com sistema "anti-terramotos", tive coragem e ajuda! E o quanto agradeço por isso.
Odeio mesmo este ar que nos ultimos dias do ano se respira ... apetece-me pedir desculpas a kem magoei .. apetece-me sair e correr pela areia fora e gritar... gritar palavras sem nexo ... como se abrisse um dicionário à sorte e simplesmente debitasse palavras... nomes, pessoas... sentimentos, desejos, frustrações, contradições... e sei lá... algo que me fizesse realmente sentir como uma flor ... delicada, mas firme... livre de qualquer mão furtiva que me houvesse levado a beleza, a cor, o perfume e o meu brilho pessoal.
Sei agora o que é ter amigos! Sei acima de tudo kem são eles! Conheco-os como a palma da minha mão ... e dá-me gozo saber que eles me conhecem! Dá-me gozo perceber que eles sabem exactamente os meus pontos fortes e os meus pontos fracos. Sabem picar-me quando devem só mesmo pa me verem assim com carinha de "amuada" como carinhosamente dizem ... Sabem fazer-me rir... Têm paciência pa me ouvir! Estão lá simplesmente quando eu digo que não estou bem... ou q preciso de sair... quando mais uma vez eles limpam as minhas lágrimas pacientemente e me fazem ver q o sol brilha! Q as nuvens vão e voltam ... mas antes de voltarem dão a volta ao mundo, comem, divertem-se, brincam com o vento... ganham formas de animais, de países, de objectos ... de tudo o quanto a nossa imaginação tenha olhos para ver...
Acho q nunca tive mesmo amigos! Sempre me achei uma pessoa sozinha... Ia às compras sozinha, ia ao cinema sozinha... e considerava q fazia isso porque precisava, porque era o meu espaço. Mas tava enganada! Fazia isso porque simplesmente não conhecia a frase que diz de uma forma resumida... que uma alegria partilhada multiplica-se .. e uma tristeza partilhada se divide e se torna menos dolorosa!
É por isso .. que não kia mesmo que este ano acabasse ... não kia ... mas tantas coisas que às vezes não keremos e acontecem... pa nos testar, pa nos pôr à prova!
O novo anu está aí à porta! Vou viver para ele! E que ele viva para mim também!
Fiz o meu embrulho de 2004 ... vou-me desfazer dele hoje... à meia-noite... vai-me custar os olhos da cara... ai isso sei q vai... mas tem de ser! O que tem de ser ... (como se diz) tem muita, muita força! As lágrimas que agora percorrem o meu rosto ... farei delas o laço vermelho mais lindo que alguma vez se viu ...
E se virem ... no mar um embrulho gigante a boiar ...simplesmente lhe desejem: -BOA VIAGEM !!!

Adeus 2004 ......................


Bom Dia ... 2005 !




Aos meus amigos do coração ... e aos meus amores a kem xamo de My Love... (sim Rita e Ju...é pa voces também). Fizeram a diferença para mim! * * *

O bEiJo

"O beijo é o mais adorável truque que a natureza criou para interromper uma conversa quando as palavras se tornam supérfulas ... " .. Uma frase demasiado bonita...pa se ker ser comentada! Contudo ... o beijo é mesmo o momento em que deixamos uma parte de nós á solta para a outra pessoa a agarrar. Sentimos a textura da sua lingua, a suavidade dos seus lábios...perdemo-nos, deixamo-nos invadir por um calor imenso e.. de repente, eskecemo-nos do mundo, dos nossos problemas...como se o beijo fosse o ópio que precisamos para dar cor ao nossos dias e nos alimentar durante horas...dias...e mesmo até meses. Concentramo-nos unicamente na pessoa q temos à nossa frente e tudo o q keremos é q para ela o beijo seja tão bom como para nós ... e quando o desejamos de coraçao os nossos olhos fecham-se automaticamente para o saborear da forma mais requintada!
Haverá doce mais gostoso q um abraço e um beijinhu? Penso q não .. é por isso q às vezes encho os meus amigos de mimos ... E chego a tornar-me um tormento .. nao é por ser carente q o faço é mesmo porque tenho vontade.
Não deixo de não apreciar um casal romântico junto do mar a trocarem os seus beijos, ou mesmo um casal de velhinhos...q passados tantos anos ainda sentem o clamor e o brilho inconfundível do seu parceiro .. q sempre esteve ao seu lado, na saúde e na doença...na alegria e na tristeza... Mas às vezes a banalização do beijo é uma coisa que me preocupa. Quantos desconhecidos não se beijam unicamente porque houve uma troca cúmplice de um olhar profundo ... (mas e as palavras? onde estão as palavras?), e em quantos este simples facto não originou uma relação duradoura ao longo de 5 anos ou mais ? Quantos não se casam só porque numa efemeridade de um momento se deixaram tocar por alguém por kem unicamente sentiram uma atracção à primeira vista?
Não..de maneira nenhuma não posso condenar...nem se ker fazer juízos de valor..porque às vezes correr o risco pode ter o seu lado bom! Mas o que me mete aflição é mesmo o acto de beijar por beijar... como se tivessemos ali a fazer um favor. Q horror... Mas a fazer um favor a kem? A nós mesmos ou à outra pessoa?? Q coisa mais insensível .. Então akeles cromos...(q n têm outro nome...) que estão com as namoradas .. (supostamente as princesas do seu coração) e piscam o olho à rapariga jeitosinha q passou na paragem do autocarro ... (quantas palavras não faltarão nesses casais...).
Ás vezes sinto falta ... "dakele beijo" ... às vezes gostaria de beijar...só mesmo pa libertar alguma força q há em mim ... mas sem eu krer realmente .. às vezes posso magoar alguém, às vezes posso até estragar uma amizade ... É por isso .. que um beijo ... não pode ser confundido ... muito menos a pessoa a kem se beija...
Beijar o passado .. não é beijar! É beijar hoje o cadáver vivo dakilo que fora o maior beijo para nós! E beijar o futuro ... é beijar no vazio dakilo que não sabemos se ker como será... é beijar o desconhecido, o incompleto ... é beijar onde nem se ker podemos sonhar as palavras que serão ditas ou vividas ... Como que se nas asas de um passáro já sentissemos o frio ainda antes de começar a planar!
O beijo é sem dúvida algo muito pessoal. Não o devemos desperdiçar nem guardar só pa nós...unicamente devemos dá-lo a kem sabemos q o deseja tanto como nós.. isso sim é a maior garantia de que será inesquecível ! * * *

quarta-feira, dezembro 29, 2004

sEi Lá

Não sei quem amo
Nem quem quero amar!
Quando penso no que sou
Procuro sem me achar!
Talvez um dia possa ser
Alguém que ninguém vai perceber.

Nesse dia serei por fim encarada
Como anormal!

Anormal dirás tu:
Que brincas e choras
Sem saber com quem namoras
Sem saber também quem és
Embora normal possas ser
Mas no fundo se calhar não és!
Encaraste como ser
Mas nem como vegetal te quiseram ter
Perdeste assim no tempo como eu!

Num tempo que perdido já está!
Num tempo que nunca será encontrado
E que fora para sempre desperdiçado!

Nesse tempo estamos juntos
Juntos unidos e vencidos!

O vento levou nossos ideais
E para sempre seremos agora pardais!

Pardais que não voam nem falam
Unicamente pensam sobre tudo
Sobre um tudo
Que é nada!


E sobre um nada que nunca será tudo!!!





O nada significa tanto como o tudo ... quando o que nada temos é tudo o que nos resta pa viver * ! *

terça-feira, dezembro 21, 2004

De MiÚdOs A gRaÚdOs

Pois é…mais um ano lectivo está a decorrer, prestes a acabar ... repleto de bons e maus momentos, que sem darmos conta o tempo foi passando. Foi-nos formando encarregando-nos de o sabermos gerir da melhor maneira possível para nos tornarmos homens e mulheres com responsabilidades e deveres. E hoje custa-nos saber que é hora de decidir um novo rumo para a nossa vida!
Quando chegamos ao 10º ano deparamos com uma escola nova, gente desconhecida, multifacetada à qual nos temos que adaptar e saber como lidar. Sonhos passam nas nossas cabeças: de como será o primeiro dia de aulas, onde serão as salas e como vamos conseguir identificar a nossa turma no meio de tantos discentes! Depois, vem o confronto de ideias entre os colegas, as atitudes ainda de meninos pequeninos com falta de alguma maturidade e consciência (que hoje cada vez é mais frequente) para o futuro, as brincadeiras, os empurrões nos corredores as boquinhas foleiras e metediças com alguma má educação, por vezes, à mistura. A curiosidade de experimentar, de tocar, de conhecer e pesquisar!
Tudo isto, são sensações que o tempo nos faz recordar e sem dúvida essenciais ao nosso desenvolvimento pessoal e intra-social!
Ao encararmos o 11º ano começam as saudades de alguns amigos que ficaram para trás por motivos adversos, mas também a preocupação com as médias. A mentalidade modifica-se e cresce, pois a idade também se encarrega disso. Percebemos que o futuro depende de nós e do nosso esforço contrariado muitas vezes pela vontade de faltar a uma aula, a preguiça, o soninho de uma noite má dormida devido a uma saída nocturno-diurna ou de uma noite compenetrada na divagação de pensamentos sobre a família, amigos e escola!
Finalmente quando pensamos que vimos tudo, que conhecemos tudo chegamos ao 12º ano e constatamos um ano totalmente novo. Durante as férias as pessoas mudaram não só fisicamente como psicologicamente, as piadas e brincadeiras são diferentes, regredimos, conscientemente ao 10º ano, mas tudo já numa vertente de mera desculpa de riso e boa-disposição. O grau de exigência académica é muito superior, bem como, o cansaço e a vontade de abandonar tudo, junto com o desespero de pensar não conseguir passar no exame nacional a determinada disciplina que dorme e acorda connosco todos os dias.
Sempre pensei que tudo o que referi fosse mentira quando ouvia outros colegas dizê-lo, mas acreditem que é mesmo verdade! Há um sentimento geral de inércia complementado com o pensamento de que não pode ser só trabalho, embora sabemos que tem mesmo de ser! E, por fim, o peso da decisão de toda a nossa vida. Não é fácil escolher um curso, dada, não só a variedade de opções e locais de ensino, como também a incerteza de poder não dar certo, de cair no desemprego depois de 4 ou 5 anos de faculdade e de muito estudo… Sinceramente, cada ano que passa é uma meta nova, é um objectivo a ser vencido, é um progresso a ser cumprido…
Na minha opinião, tudo a seu tempo poderá ser resolvido e encarado, mas custa mesmo muito, a pressão dos prazos, das datas e das notas, a necessidade de lutar por nós próprios não é fácil suportar, mas é nestes momentos que repito para mim mesma: Se a vida fosse fácil, não valeria a pena viver!

Mas depois de entrarmos na faculdade …. Vemos que tudo aquilo que havíamos pensado, muitas vezes chorado, também … foi mesmo uma efemeridade! Apercebemo-nos realmente do tal “ciclo da vida” que tanta gente fala! A cada ano somos chamados a superar-nos gradualmente! Desafios maiores nos são propostos! Temos mesmo de os encarar, temos mesmo de ignorar muitas coisas, lidar com pessoas que nos desagradam, e em muitas das quais reina a hipocrisia … começamo-nos mesmo a sentir membros desse mundo … o Mundo dos Adultos.



(Uma mistura do ano velho com este novo ano!Uma fase da vida muito importante para todas as pessoas !!)

segunda-feira, dezembro 20, 2004

nOiTe De NaTaL

Na noite de Natal
Noite em que todas as luzes se acendem,
Se dão todos os presentes,
Se esboçam todos os sorrisos.
Se esquece toda a fome,
Noite onde param todas as lutas e guerras.

Faz-se tudo numa noite e diz-se que é Amor!
Mas Deus vem até nós todos os dias
E o Amor não se mostra numa só Noite!

Se nos queremos realmente Amar,
Se somos mesmo irmãos,
Se fez sentido Cristo ter nascido ....

Que se faça de todas as noites ....
Uma noite de Natal *


domingo, dezembro 12, 2004

ViAjAr CoM Os SeNtIdOs

Sentir através das mãos e com elas fazer a apreensão do mundo.
Com as mãos, ver os objectos, com as suas formas, recortes e relevos.
Todas as coisas se tornam mais macias, mais suaves.
Tocar as pessoas para saber como são, e, através do toque, descobrir se se gosta ou não delas.
Os aromas tornam-se mais intensos, todos os sentidos se intensificam.
Viajar através dos sentidos, abre novas janelas para a compreensão do mundo, cria uma realidade multifacetada e livre de preconceitos incompreensíveis.
Ser especial, é virar o mundo às avessas, dando-lhe sentido através de inúmeras viagens....


Um obrigado a quem me acompanhou nessas viagens ... a quem sempre me fez ver as coisas de uma maneira mais doce ... mais única! Sem estas percepções jamais me tornaria na pessoa que sou hoje .... * * *

PaLaVrAs QuE Te EsCrEvI ...

Por vezes a vida dá voltas
Queremos saber o que ela nos aguarda
Mas é difícil saber o que se vai passar no dia seguinte!
O mesmo acontece em relação á amizade
A amizade é o tudo e o nada...
O tudo porque somos felizes enquanto a vivemos
E o nada porque quando separados vivemos sós!
O que os olhos não vêem o coração não alimenta!
Será que será sempre assim?!
É verdade... pois todos somos humanos
Todos erramos, todos vivemos a nossa mágoa!
Espero... sim espero que um dia te lembres que existo
Que não te conheci por mero acaso
Destino ou não...
Alguém assim o quis!
Viverei então, eternamente agarrada
A estas entranhas que perduram no meu coração
Segundo a segundo
Minuto a minuto
Dia a dia penso em voltar
Ter-te por uma só vez nos meus braços
E poder gritar ao mundo que te amo!
Mais do que a minha própria existência
Pois nasci...
Nasci … Para te amar!
Somente para isso estou viva
Mais nada sei fazer...
Tudo gira em torno de ti
O mundo... eu!
Penso que tudo tem o seu princípio
Tudo tem o seu fim,
Mas sonho que num mundo longínquo
Como uma ilha deserta
Viveremos... os dois...
Eternamente!
Tenho gravado a ferro e fogo
O teu nome no meu coração.

sábado, dezembro 11, 2004

Eu E o MeU bLoG

Nunca pensei vir a criar um blog ... Contudo .. acordei num nakeles dias em que não sabemos bem o q fazer ... em q n apetece estudar nem ver tv. É então q ligamos o computador, a internet e o nosso tão querido messenger e, inevitavelmente, reparamos que não se encontra ninguiém on-line. Pensamos: "E agora???" ... o q vamos fazer??? Ler? Nem pensar..té porque é fim-d-semana ... e se o é...Temos mm d fazer coisas diferentes! Arrumar as pastas dos meus documentos...Huummm...Fiz isso a semana passada. Voltar a rever as fotus dos amigos e relembrar bons velhos tempos? ... (as nostalgias a mais nunca me fizeram bem ) e q tal as imagens de rir que tenho por aki perdidas..??... mas que falta de originalidade ... :( !! Porque não um blog!?!?!
Sim..é mm isso que kero fazer!!! Um blog! Aki posso sempre contar akilo q me vai passando pela cabeça! Posso dedicar textos aos amigos! Posso receber comentários ... Enfim... posso publicar akeles textos que as pessoas acham fantásticos...mas que ficam sempre da pasta de "documentos do word" ... porque é mm como muita gente diz: "- Palavras leva-as o ventu!" Tantos bons escritores aki em Portugal, acontece que a sociedade cada vez lê menos ... esta é uma maneira de não só por os meus amigos a ler ... como também a pensar ... ;) !!!
Não prometuh dizer todos os dias coisas bonitas .. nem tão pouco escrever coisas todos os dias!!! Digamos q sou um utilizador à experiência no mundo dos bloggs... sim porque... ja vi bloggs tão bons! Mm mt bons .. dakels que no fim se xora..dakeles que no fim ... ficamos a rever-nos nas palavras do autor, a projectarmos a nossa vida ... os nossos segredos a nossa individualidade!!!


Divirtam-se por aki .... :P .... Comentem ... e protuh ... Sejam felizes!!!

QuErO - Te

Quero-te, quero-te, quero-te…
Quero-te tanto que não mais consigo aguentar.
Um dia sem ti é uma eternidade,
Um minuto sem ti trás saudade…
Queria agora contigo estar,
Queria agora poder dizer-te: Quero-te!

Quero-te incessantemente, desesperadamente,
Quero-te todos os dias da minha vida!

Quero-te pois sem ti sinto-me perdida!
Quero-te porque adoro desejar:
A tua companhia, presença e figura
Que me moldura,
Moldura os meus sentimentos
As minhas palavras e acções…
Quero-te muito…

E quero acima de tudo unir os nossos Corações!!!!



(Um poema já antigo ... contudo ... nunca perde o seu valor ... o que diz embora infantilmente está sempre presente nakeles que se querem e que se amam ... ) *